Os 26 conquistadores de Portugal: Rúben Neves, o pêndulo das Arábias
Durante o Euro2024, o SAPO Desporto vai lançar um pequeno perfil de cada um dos 26 convocados da Seleção Nacional. Nestes trabalhos, é possível saber mais sobre a carreira dos eleitos de Roberto Martínez como as internacionalizações, o palmarés, a formação e as posições de cada um.
Também teremos algumas curiosidades sobre cada um dos 26 eleitos, muitas delas desconhecidas da maior parte do público.
Apresentamos mais um dos capitães da seleção nacional: Rúben Neves.
O médio é o ponto de equilíbrio de Portugal, numa era em que o talento é mais do que muito. Neves é o responsável por manter as operações organizadas quando a qualidade natural balançar a equipa para afrente mas, se for preciso, também se pode acercar da área para causar estragos com um remate poderoso.
A carreira começou aos oito anos e logo no FC Porto. Foi no Dragão que cresceu, com a já tradicional passagem pelo Padroense pelo meio, até que aos 17 anos teve a primeira grande oportunidade da sua vida: com apenas 17 anos assumiu a titularidade da posição mais recuada do meio-campo portista.
O titular durante um largo período, Fernando, saiu perto do fim do mercado, o substituto natural, Mikel Agu, lesionou-se com gravidade e o terceiro para a posição, Tomás Podstawski, estava a disputar uma competição internacional jovem. Estes fatores juntos permitiram a Rúben Neves impor-se numa das melhores equipas nacionais, catapultando-o para um percurso de sucesso.
O capítulo seguinte foi em Inglaterra, onde se tornou uma referência do Wolverhampton, que levou do Championship ao limiar do futebol europeu, tornado os 'lobos' numa equipa temível, capaz de se bater com os grandes ocasionalmente.
No ano passado, chegou o convite dos milhões sauditas e Rúben Neves aceitou de bom grado rumar ao Al Hilal, que acabaria por bater recordes mundiais e conquistar a Arábia Saudita, naquela que se tornou a melhor equipa de sempre da história do país.
Entretanto, a primeira internacionalização foi em 2015, com apenas 18 anos, num amigável contra a Rússia, já depois de ter somado 58 jogos pelas equipas jovens de Portugal, dos sub-15 aos sub-21.
Curiosidade
Embora esteja habituado aos grandes palcos, Rúben Neves gosta é de futebol. O médio provou-o no final desta temporada, quando foi visto vestido a rigor na bancada destinada ao Lusitânia de Lourosa, clube que apoia desde criança, no dérbi contra o Feirense referente ao play-off de acesso à Liga 2. O final foi menos feliz para o médio, mas é assim o futebol.
Biografia de Rúben Neves
Data de Nascimento: 13 de março de 1997 (27 anos)
Naturalidade: Santa Maria da Feira
Clube: Al-Hilal (Arábia Saudita)
Internacionalizações 'AA': 46 (0 golos)
Presenças em fases finais do Europeu: Euro 2020
Internacionalizações nas camadas jovens: 58 (2 nos sub-15, 4 nos sub-16, 26 nos sub-17, 2 nos sub-18, 23 nos sub-21 e 1 nos Olímpicos)
Percurso como sénior: FC Porto (2014 a 2017), Wolverhampton (2017 a 2023) e Al-Hilal (2023 até ao momento)
Palmarés: Liga das Nações (2018/19), Championship (2017/18), Liga da Arábia Saudita (2023/24), Taça do Rei da Arábia Saudita (2023/24) e Supertaça Saudita (2023/24).
Enviar um comentário