Ações caem nos EUA e na Ásia com queda de ações de IA 2024
Os mercados financeiros nos EUA e na Ásia caíram drasticamente à medida que os investidores vendem ações de empresas de tecnologia, com ações de inteligência artificial (IA) sendo particularmente afetadas.
Nas negociações de quarta-feira em Nova York, o S&P 500 perdeu 2,3% e o Nasdaq, de alta tecnologia, caiu 3,6%, em suas maiores quedas em um dia desde 2022. O Dow Jones Industrial Average caiu 1,2%.
As perdas foram impulsionadas por grandes empresas, incluindo Nvidia, Alphabet, Microsoft, Apple e Tesla.
Na quinta-feira, o índice Nikkei do Japão liderou as quedas na Ásia, caindo mais de 3%.
Ações em empresas de tecnologia, especialmente aquelas relacionadas à IA, impulsionaram grande parte dos ganhos do mercado de ações deste ano.
A gigante de chips de IA Nvidia, que tem sido uma das principais beneficiárias do boom da IA, viu suas ações caírem 6,8%. Ela perdeu cerca de 15% de seu valor nas últimas duas semanas.
A empresa deve divulgar os resultados financeiros no final de agosto.
As ações da fabricante de carros elétricos Tesla, do multimilionário Elon Musk, caíram mais de 12% depois que seus últimos resultados financeiros decepcionaram os investidores.
O preço das ações da Alphabet, empresa controladora do Google e do YouTube, caiu 5%. No início desta semana, a empresa relatou resultados financeiros que superaram as expectativas dos analistas, mas disse que seus gastos permaneceriam altos pelo resto de 2024.
A Alphabet, assim como muitas de suas concorrentes, vem investindo bilhões de dólares no desenvolvimento e adoção de tecnologia de IA.
Na Ásia, os fabricantes de chips Renesas Electronics e Tokyo Electron, no Japão, e a sul-coreana SK Hynix, estavam entre os que mais caíram.
"Os investidores estão ficando mais preocupados com todos esses gastos com IA sem o benefício da receita", disse Jun Bei Liu, gerente de portfólio da Tribeca Investment Partners.
"Não acho que isso marcará o início da descrença na IA... significa apenas que os investidores se concentrarão mais nos retornos neste espaço do que apenas comprar o setor inteiro", acrescentou ela.
Os investidores também estão cautelosos após grandes surpresas na campanha eleitoral presidencial dos EUA e o momento do corte da taxa de juros pelo banco central dos EUA.
Enviar um comentário