Startup prevê lançar primeiro carro voador do mundo em 2025

 

Startup prevê lançar primeiro carro voador do mundo em 2025


Alef Model A foi construído para ter design e andar nas ruas como um automóvel, ao mesmo tempo que pode realizar voos como um eVTOL


A era dos carros voadores pode estar mais próxima do que parece. A Alef Aeronautics, startup americana que tem como padrinho Tim Draper, um dos principais investidores da SpaceX e da Tesla, anunciou que o seu eVTOL (sigla em inglês para aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical) estará pronto para produção já em 2025.

Os eVTOLs ganharam esse apelido popular de “carros voadores” muito mais por se tratarem de aeronaves baratas para deslocamentos curtos e, no geral, em perímetro urbano. Mas, na realidade, muitos desses veículos acabam se assemelhando mais a drones, como o projeto da Embraer e da Eve, que será desenvolvido em Taubaté, no interior de São Paulo.

É justamente neste ponto que o eVTOL da Alef se diferencia. De fato, o Model A, como foi batizado, se parece muito com um carro. Só de olhar, fica difícil acreditar que ele é capaz de voar.

O design ignora as hélices ou asas, que são comuns nas aeronaves concorrentes, tornando-o ideal para um deslocamento terrestre, ao mesmo tempo que também é capaz de decolar e pousar verticalmente.


Pesando apenas 850 kg, o Model A leva duas pessoas na cabine e, nas ruas, é impulsionado por quatro pequenos motores elétricos, um em cada roda. No modo terrestre, ele é capaz de atingir cerca de 56 km/h e tem alcance de aproximadamente 321 km. Por isso, a Alef está classificando-o como “o primeiro carro voador do mundo”

ças ao seu design, o Model A é ideal para também andar na rua / Divulgação/Alef

O Model A também tem oito hélices na frente e atrás, que são protegidas por uma estrutura de malha, permitindo assim que o ar flua pela carroceria. As hélices podem girar em direções diferentes, possibilitando que o carro voe para qualquer direção.

Quando está no ar, o eVTOL da Alef pode girar horizontalmente em seu próprio eixo. A cabine acompanha esse movimento para que o motorista – ou piloto – fique sempre virado para frente.

Durante o voo, a velocidade máxima do Model A é maior, podendo atingir até 160 km/h, porém o alcance máximo cai para 177 km.

carro voador Alef Model A
Hélices ficam protegidas por uma estrutura de malha / Divulgação/Alef

Graças ao seu baixo peso, o veículo é caracterizado como ultraleve, entrando na mesma categoria dos carrinhos de golf, por exemplo.

Segundo o CEO da Alef, Jim Dukhovny, isso torna o processo de regulamentação do Model A muito mais fácil, abrindo possibilidade para que ele esteja pronto para voar e ser produzido até o final de 2025.

carro voador Alef Model A voando
A cabine acompanha o movimento da carroceria para que o motorista sempre fique virado para frente / Divulgação/Alef

O Model A já está disponível para reservas, mediante a um sinal de U$ 150. Dukhovny comemora o sucesso até o momento.

“Até hoje, temos pouco mais de 2.850 encomendas com depósitos reduzidos, o que a torna a aeronave mais vendida da história, mais do que Boeing, Airbus, Joby Aviation e a maioria dos eVTOLs”, disse o executivo.

carro voador Alef Model A interior
Por dentro, a cabine tem espaço para dois passageiros / Divulgação/Alef

A ideia é que cada Model A seja vendido por US$ 300 mil, cerca de R$ 1,48 milhões. Se todos os pedidos de reservas se concretizarem, isso geraria uma receita bruta de US$ 850 milhões, mais de R$ 4 bilhões.

Para 2030, a empresa pretende expandir o seu portfólio, adicionando um sedã de quatro lugares chamado de Model Z. A ideia é que ele seja muito mais acessível, custando apenas US$ 35.000 e seja capaz de voar por mais de 482 km e de percorrer 354 km nas estradas.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem