Malawi: Chakwera volta a instituir comissão para investigar morte do Vice-presidente
Presidente do Malawi Lazarus Chakwera, institui comissão de inquérito para mais uma vez, investigar o acidente de aviação que causou a morte do vice-presidente do país Saulos Chilima e outras oito pessoas em 10 de Junho passado.
A comissão que integra 19 elementos foi instituída em meio a inúmeros apelos e ameaças de realização de manifestações pacíficas em todo o país, para que o governo criasse uma equipa independente para investigar com precisão as reais causas que originaram o acidente aéreo.
A viúva do então vice-presidente do país, MaryChilima, os Partidos UTM, DPP, AFORD e organizações da sociedade civil, estão entre aqueles que pressionam o presidente Lazarus Chakwera para a criação desta comissão.
A mesma, será liderada pelo juiz do Tribunal Superior Jabbar Alide, que nesta segunda-feira, irá prestar juramento para conduzir a investigação de forma isenta e transparente.
Esta equipa de trabalho, deverá apresentar um relatório sobre suas conclusões e recomendações ao presidente da república, Lazarus Chakwera, até 30 de Novembro próximo.
A instituição desta comissão, surge depois de vários extractos da sociedade malawiana, terem manifestado insatisfação com o relatório preliminar do inquérito apresentado mês passado pelo Bureau Federal Alemão de Investigação de Acidentes Aeronâuticos.
Os peritos relataram uma série de deficiências na aeronave que transportava Chilima, desde o Transmissor Localizador de Emergência que estava fora de serviço há 20 anos, e com uma bateria expirada.
Este dispositivo, estava desactualizado, pois os seus sinais de frequências estavam em descoordenação com as frequências do Satélite desde Fevereiro de 2009.
Apontou ainda que a avioneta não estava equipada com um gravador de voz da cabine, o que poderia dar informações cruciais sobre o acidente.
A divulgação do relatório despertou interesse generalizado e críticas de vários sectores da sociedade malawiana. (RM Blantyre)
Enviar um comentário