Embora algumas estratégias de enfrentamento para melhorar sua saúde mental possam ser caras, felizmente, existem muitas maneiras de cuidar do seu bem-estar mental que não exigem que você coloque a mão no bolso.
Dedicar energia ao seu bem-estar mental é realmente um tempo bem gasto. Não se trata apenas de melhorar o seu humor – a sua saúde mental também está intimamente ligada à sua saúde física.
E seu bem-estar mental afeta tudo, desde a forma como você forma relacionamentos até como você lida com os estressores da vida, de acordo com a Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA (NLM).
Confira algumas ferramentas e técnicas para melhorar sua saúde mental
1. Mexa-se
Nenhuma surpresa aqui – o exercício é tão bom para a mente quanto para o corpo. Descobriu-se que o exercício reduz o estresse, possivelmente diminuindo a inflamação sistêmica no corpo, de acordo com um estudo de abril de 2019 publicado no Journal of Sport and Exercise Psychology .
Essas endorfinas de bem-estar liberadas durante o treino podem ajudar a aliviar os sintomas associados à depressão e à ansiedade, além de aumentar sua autoconfiança, de acordo com a Clínica Mayo.
2. Conecte-se com outras pessoas
Momentos diários de conexão social – como um passeio com um vizinho, uma mensagem de texto em grupo com sua família ou um happy hour semanal com colegas de trabalho – podem desempenhar um papel importante na sua saúde.
Ao passar tempo com os amigos, você se sentirá mais feliz e reduzirá o estresse, de acordo com a Clínica Mayo. Os amigos podem ser um antídoto para a solidão. E essas conexões sociais também são benéficas para a saúde física, ajudando a reduzir o risco de hipertensão e outros problemas de saúde, segundo a Clínica Mayo.
3. Ouça música
Você conhece aquela sensação quando sua música favorita toca? A música pode ser um verdadeiro estimulante do humor.
A melhor música para melhorar o seu humor é qualquer gênero que faça você se sentir bem. Peças musicais auto-selecionadas trouxeram maior alegria e melhoria de humor para os participantes em um estudo de outubro de 2017 no International Journal of Psychophysicalology.
4. Respire fundo
Os benefícios de uma respiração profunda são frequentemente esquecidos. A respiração diafragmática lenta – onde seu estômago se expande conforme você inspira – pode reduzir os sentimentos e as consequências fisiológicas do estresse, como a pressão arterial e os níveis do hormônio do estresse cortisol. Essa é uma conclusão de uma revisão de setembro de 2019 na revista Síntese de Evidências JBI.
Aplicativos de respiração gratuitos ou vídeos de respiração guiada on-line podem ajudá-lo a obter o maior benefício de suas respirações profundas.
Enviar um comentário