UEFA EURO 2024: De onde vem e para onde vão as receitas
O UEFA EURO não é apenas uma das maiores competições de futebol, mas de todo o desporto mundial, gerando uma quantidade significativa de receitas. De onde vem esse dinheiro e como é que a UEFA investe o máximo possível no jogo?
A cada quatro anos, os olhos do mundo voltam-se para o , um dos maiores eventos esportivos globais. A sua imensa popularidade gera receitas através da venda de patrocínios centralizados e direitos de transmissão, bilhetes, hospitalidade e licenciamento.
Mas sabia que a UEFA distribui a grande maioria das receitas líquidas do EURO para o desenvolvimento do futebol europeu – nomeadamente através do ?
O HatTrick é o principal motor do objectivo da UEFA de transformar a emoção de um torneio com a duração de um mês num legado duradouro, não apenas nos países anfitriões, mas em todo o futebol europeu e na sociedade. Desde o seu lançamento no EURO 2004, o maior fundo de solidariedade desportiva do mundo canalizou uma média de dois terços das receitas líquidas do torneio para as federações europeias investindo no crescimento do jogo.
De onde vem a receita
Direitos de mídia
O EURO é uma competição extremamente popular, que conta com muitos dos melhores jogadores do futebol. A qualidade do espetáculo e do drama em campo torna o evento extremamente popular, com milhões de pessoas em todo o mundo querendo assistir. Para emissoras e meios de comunicação, oferece amplo alcance e valor.
Significa que a venda de direitos de transmissão de jogos em directo na televisão e outros canais, como a transmissão em directo, representa a maior proporção das receitas totais do EURO 2024. Prevê-se que o valor dos direitos de comunicação social para o EURO 2024 ultrapassou a marca do EURO 2020 de 1.135 mil milhões de euros.
Patrocínios globais
O apelo global do EURO é também um motor fundamental para outra importante fonte de receitas: os patrocínios.
Ao oferecer às organizações a oportunidade de ganhar exposição a milhões de fãs e espectadores, o torneio atrai muitas das maiores empresas e marcas do mundo.
Alipay+, Booking.com, Coca-Cola, Unilever estão entre as principais empresas que optaram por fazer parceria com o EURO 2024 como .
Enviar um comentário